Formado no fim dos anos 90, em Campos dos Goytacazes (RJ), cidade do Norte Fluminense, o grupo de pagode Os Mulekes começou nas rodas de samba da região. A ideia na época era, justamente, formar um bom grupo para levar a sério as rodas de samba que, até então, faziam de brincadeira.
A banda é composta por Márcio Lopes, Andry Ritter, Leandro Zoi e Naninho Ribeiro, possuem u m repertório alegre e romântico com pagode da melhor qualidade que até hoje faz sucesso por ondem passam, atraindo um público fiel e eclético. Ao todo, foram quatro álbuns lançados, sendo os dois primeiros pela EMI Music.
Em suas apresentações, composições próprias como “Opções”, “Uma Chance” e “Gata Manda Ver” não podem ficar de fora do repertório. Já a s canções como “Tempero de Dona Dadá” e “Mistura Fina” foram, respectivamente, temas das novelas América (2005) e Belíssima (2006), ambas da TV Globo.
A música “Opções” ficou entre as mais tocadas no ano de 2003 nas rádios de todo o país, levando-os a se apresentar, naquele mesmo ano, para um público estimado e m 2 milhões de pessoas no Réveillon de São Paulo.
Passagens em programas de TV como Domingão do Faustão (TV Globo), Caldeirão do Huck (TV Globo), Raul Gil (Record), Domingo Legal (SBT) e Altas Horas (TV Globo) t a m b é m foram pontapés decisivos p a r a consolidar u m a carreira promissora.
Sem perder e, ao mesmo tempo, valorizar o melhor do samba/pagode raiz, interpretações de grandes nomes do cenário nacional também são homenageados durante as apresentações do grupo Os Mulekes. Há quem diga que, ao assistir a um show desses meninos, é possivel lembrar o início d e grupos como o Só Pra Contrariar, Exaltasamba, Soweto, dentre outros.
A irreverência, a ousadia e a naturalidade são algumas características do grupo Os Mulekes, os fazem alcançar o sucesso, proporcionando inúmeras parcerias musicais e convites para apresentações diversas, sempre com muito trabalho, esforço, dedicação e comprometimento numa trajetória de décadas.